Algumas delas constam o Link abaixo que dará acesso ao texto, ou faça o DOWNLOAD AQUI.
PEIP
Projeto de Intervenção
CORTESÃO, L. Projecto, interface de expectativa e de intervenção. In: LEITE, E.; MALPIQUE M.; DOS SANTOS, M. R. Trabalho de projecto, vol.2, 3.ª ed. Porto: Afrontamento, 1993.
LEGRAND, L. A pedagogia do projecto. In: LEITE, E.; MALPIQUE M.; DOS SANTOS, M. R. Trabalho de projecto, vol.2, 3.ª ed. Porto: Afrontamento, 1993.
VEIGA, I. P. A. Projeto de ação didática: Uma técnica de ensino para inovar a sala de aula. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Técnicas de ensino: Novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, p. 69-84, 2006.
VILLAS BOAS, B. M. de F. Projeto de intervenção na escola: Mantendo as aprendizagens em dia. Campinas, SP: Papirus, 2010. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
Pesquisa-ação
ABDALLA, M. de F. B. A pesquisa-ação na análise do trabalho docente. VI Seminário Redestrado - Regulação Educacional e Trabalho Docente, 06 e 07 de novembro de 2006, UERJ - Rio de Janeiro. Disponível em : <www.fae.ufmg.br/estrado/cd_viseminario/...3/a_pesquisa_acao.doc>. Acesso em: 24/2/2016. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011. TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, p. 443-466, set. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em: 09/01/2016.
Avaliação Educacional
CARVALHO, Rosenei Bairros de Freitas. Avaliação para a aprendizagem: a articulação entre ensino, aprendizagem e avaliação:(Mato Grosso-Brasil). Tese de doutorado, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014. FERNANDES, D. (org.). Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável. Pinhais: Editora Melo, 2011. FREITAS, L. C. de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.
HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
________. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001. SILVA, J. F. da; HOFFMANN, J.; ESTEBAN. M. T. (orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003. PROFTAAE
ANDRADE, Guelda Cristina de Oliveira
Andrade, e SANTOS, Jocilene Barboza dos. Projeto Arara Azul. Pioneiro
na construção da identidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 5, p. 451-462, jul./dez. 2009. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>
CAMPOS, Marli e SILVA, Neide de Melo
Aguiar. Gestão Escolar e suas Competências: um estudo da construção
social do conceito de gestão. IX Congresso Nacional de Educação -
EDUCERE. PUCPR. Disponível em:
<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2736_1234.pdf>.
Acesso em: 18/03/2016.
GIUGLIANO, Rodolfo e CARNEIRO, Elizabeth C. Fatores associados à obesidade em escolares. Jornal de Pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2004. Acesso em: 18.03.2016. Disponível em: <http://www.jped.com.br/conteudo/04-80-01-17/port.pdf>. Acesso em: 24/2/2016. LIBÂNEO, José Carlos. Sistema de Organização e Gestão da Escola. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 5, p. 339-352, jul./dez. 2009. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>. Acesso em: 24/2/2016. LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba, Editora Positivo, 2009. Acesso em: 18.03.2016. Disponível em: <http://www.fundacaolemann.org.br/uploads/estudos/gestao_escolar/dimensoes_livro.pdf>. Acesso em: 24/2/2016. MATOS. Gaspar de Matos e GONÇALVES, Sonia M. Pedroso. Bullying nas Escolas: comportamentos e percepções. Psicologia, Saúde & Doenças, 2009, 10 (1), 3-15. Acesso em: 18.03.2016. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v10n1/v10n1a01.pdf>. Acesso em: 24/2/2016.
repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/1084/1/PSD%202009%2010%281%29%203-15.pdf
MONLEVADE, João Antonio Cabral. História e construção da identidade: Compromissos e expectativas. Acesso em: 18.03.2016. Disponível em: <http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/viewFile/27/321>. Acesso em: 24/2/2016. FÓRUM DE SEGURANÇA. Novas abordagens sobre prevenção da violência entre jovens. Acesso em: 18.03.2016. Disponível em: <http://www.forumseguranca.org.br/storage/download//cartilha-_escolas_seguras.pdf>. Acesso em: 24/2/2016. SILVIA. Aída Maria Monteiro. A Violência na Escola :A Percepção dos Alunos e Professores. Acesso em: 18.03.2016. Disponível em: <http://www.crmariocovas. sp.gov.br/pdf/ideias_28_p253-267_c.pdf>. Acesso em: 24/2/2016. SILVA, Elaine Cristina Carlos da. O gestor entre as dimensões administrativa e pedagógica: um estudo sobre a organização do trabalho escolar. Mossoró/ RN, 2013. TEIXEIRA, Eliane de Oliveira Lima. A Merenda Escolar e seus aspectos Políticos, Sociais e Nutricionais. Centro Federal de Educação e Tecnológica de São Paulo: São Paulo, 2008. Acesso em: 18.03.2016. Disponível em: <http://www2.ifsp.edu.br/edu/eja/merenda_escolar.pdf>. Acesso em: 24/2/2016. TROJAN, Rose Meri e TAVARES, Tais Moura. O Funcionário Escolar Escolar como Educador: formação dos Trabalhadores em Educação da Rede Estadual de Ensino. EXTENSO. Revista Eletrônica de Extensão. UFSC. Acesso em: 18.03.2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/viewFile/5766/5292>. Acesso em: 24/2/2016. VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes. et al. (org.) Manual de orientação para a alimentação escolar na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e na educação de jovens e adultos. 2ª ed. - Brasília: PNAE: CECANE-SC, 2012. ZANCUL. Mariana de Senzi. Orientação nutricional e alimentar dentro da escola: Formação de conceitos e mudanças de comportamento. Araraquara: UNESP. 2008. Acesso em: 18.03.2016. Disponível em: <http://www2.fcfar.unesp.br/Home/Pos-graduacao/AlimentoseNutricao/mariana_zancul-completo.
pdf>. Acesso em: 24/2/2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Material didático correspondente ao quadro curricular dos cursos do Profuncionário. disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13155>. Acesso em: 24/2/2016. |
|
Fonte: http://cefaprocuiaba.com.br/noticia.php?codigo=415 | |
Autor: Cefapro/Cuiabá |
Este "cantinho" é destinado aos profissionais da Educação que atuam nas disciplinas de Ciências e Biologia. Aqui compartilhamos materiais e informações pertinentes à nossa atuação para subsidiar nosso trabalho enquanto educadores.
Páginas
- Home
- Aprendizagem Significativa em Revista
- Aprendizagem Significativa-site
- SEDUC-MT
- UFMT/PEGCN
- Revista Formação de Professores
- Produto Educacional para o Ensino de Ciências/Física/Química/Biologia/Matemática
- E-mail Institucional /SEDUC-MT
- Documento de Referencia Curricular para o Estado de Mato Grosso - DRC
- BNCC - Ensino Médio
- Holerite Seduc/MT
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Sugestão de Bibliografias para subsidiar a elaboração do Projeto de Intervenção Pedagógica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário